Horário de Atendimento: 8:00 às 18:00
Atendimento: 8:00 às 18:00
São José dos Campos - SP
Segurança em Atividades Domésticas: Prevenção de Lesões e Como tratá-las

A vida cotidiana frequentemente envolve uma série de atividades domésticas que, embora sejam inofensivas em sua maioria, invariavelmente causam acidentes com lesões de leves a graves.

Dados do Ministério da Saúde informam que em 2019 foram registrados 18 mil acidentes domésticos no Brasil. Esse número pulou para 32 mil casos em 2020.

Estão também entre as maiores causas de mortes de crianças e adolescentes com idade entre zero e 14 anos, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde. No ano passado, foram 8,6 mil, nessa faixa etária, no Brasil, o que corresponde a uma média de 23 óbitos por dia.

mulher em cima de uma escada fazendo atividades domésticas, prester a cair e sofrer lesões

Pisos escorregadios, tapetes, quinas, deslocamento de móveis, a busca por objetos em lugares altos e que demandam escadas, o carregamento de sacolas pesadas, entre outras atividades podem levar a quedas e traumas, fazendo de um lugar hospitaleiro um celeiro de armadilhas.

Quais lesões são comuns em atividades domésticas?

Entorses, contusões, concussões e lesões da coluna estão entre as consequências mais comuns nos acidentes do ambiente doméstico.  Tendinites também surgem a partir de movimentos repetitivos, como esfregar  roupas e louças.

Cortes e queimaduras podem ocorrer ao entrar em contato com objetos afiados ou quentes.

Medidas preventivas contra acidentes domésticos

A utilização de utensílios  projetados para a redução da tensão na coluna como vassouras e esfregões com cabos longos podem prevenir lesões, assim como o uso de utensílios ergonômicos que evitam que nos  curvemos ou tenhamos movimentos de torção para alcançar áreas de difícil acesso.

Atenção com a disposição dos móveis, tapetes e afins, bem como o acesso aos móveis e objetos, além de cuidados posturais na realização das atividades são dicas simples e que surtem importante efeito.

Como tratar lesões domésticas?

Como em qualquer outra causa de lesão, o primeiro passo consiste em avaliar a extensão e comprometimento  da lesão.

Sangramentos importantes, incapacidade de movimentar um membro machucado, de caminhar, segurar um objeto ou levantar um braço, bem como confusão mental e sonolência após a batida da cabeça,  são sintomas que indicam a necessidade de procura imediata de um serviço de pronto atendimento.

Os tratamentos irão ser orientados de acordo com o seu acometimento.

Procedimentos minimamente invasivos ou não-invasivos oferecem alternativas valiosas para otimizar o processo de recuperação de condições musculoesqueléticas, reduzindo processos inflamatórios e dor e sua necessidade ou quantidade de  de analgésicos e anti-inflamatórios.

Dentre eles, estão a laserterapia, magnetoterapia, terapia por ondas de choque e o agulhamento a seco e com infiltração de anestésico.

Lidar com lesões domésticas pode ser desafiador, mas ao seguir as orientações de tratamento apropriadas, é possível otimizar o processo de recuperação e voltar ao seu melhor estado de saúde o mais rápido possível.